Nova Veneza

Nova Veneza é destino indutor da gastronomia, mas também é riquíssimo em história e cultura. Suas ruas bem cuidadas convidam para um cicloturismo tranquilo e acessível a todos, não esqueça de levar sua bike.

Cachoeira do Cedro e da Vila Maria
A cachoeira está situada no vértice de um vale que se afunila entre paredes que chegam a uma altura superior a 100 metros. A água despenca de uma altura aproximada de 150 metros, em um paredão de rocha predominantemente arenítica. A força da água cria uma atmosfera turbulenta com vento forte e muita umidade.
O local fica no limite da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, onde está situada a nascente do riacho que forma a cachoeira da Vila Maria, o que garante a procedência potável da água do manancial.
A trilha apresenta grau de dificuldade que vai de médio a alto, porém o espetáculo da Cachoeira da Vila Maria faz valer o esforço da caminhada. As visitas, portanto, requerem acompanhamento de pessoal especializado em guiamento em áreas naturais e também trabalhos de educação aos visitantes.
Atividades realizadas no atrativo:
Caminhada, contemplação da natureza, interpretação do ambiente (o que requer a presença de monitor ou condutor de ecoturismo como facilitador). O acesso ao atrativo passa por propriedade particular, o que requer consentimento do proprietário para realização de atividades na trilha.
Contatar guia aqui

Cachoeira do Cantão
Durante o trajeto, o caminho passa ao lado de uma cascata e em seguida chega à cachoeira do Cantão, situada em um diedro formado por uma extensa parede de arenito branco.
É necessário que as visitas sejam acompanhadas por condutores especializados em ecoturismo, afim de mitigar condutas inapropriadas ao local, bem como dar segurança e informação aos turistas.
O Acesso ao local, partindo de Nova Veneza, inicia em vias urbanas pavimentadas com paralelepípedo, seguidas de via rural pavimentada com asfalto. A caminhada inicia em propriedade particular, em cenário dominado por pastagem cercada de mata nas encostas que formam o vale. À medida que o trilha avança pra a cachoeira, a mata se torna mais fechada até alcançar um estádio primitivo no entorno da queda d’água.
A trilha apresenta grau de dificuldade baixo a médio, com piso irregular e acidentado em determinados pontos.
Alguns pontos exigem maior atenção dos visitantes para evitar acidentes, já que a presença de rochas e madeiras se repete em vários pontos.
Contatar guia aqui

Cachoeira da Clínica
A cachoeira está situada entre paredes que chegam a uma altura superior a 70 metros, e da sua base vimos apenas duas das três quedas. A trilha apresenta grau de dificuldade que vai de baixo a médio, e tem aproximadamente 2km de extensão.
As visitas, portanto, requerem acompanhamento de pessoal especializado em guiamento em áreas naturais e também trabalhos de educação aos visitantes, bem como estruturas de sinalização regulamentadora.
A cachoeira está situada em propriedade particular e somente é autorizado a entrada de pessoas acompanhadas de condutores autorizados.
Contatar guia aqui

Casa de Pedra
Contatar guia aqui

Gôndola
Praça Central

Igreja Nossa Senhora do Caravaggio
Localizada no Bairro Caravaggio

Museu do Imigrante
Rua Padre Miguel Giacca sn - Centro
Horário de atendimento: de terça a sexta-feira das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados das 9h30min às 12 e das 13h30min às 16 horas.
Visitas monitoradas com agendamento pelo fone (48) 3471-1790

Vinícola e Cantina Borgo
Rua Giovani Gava, 1000
(48) 8827-7586
Atende de terça a domingo

 

Contato

Rotas do Aguaí Instituto Alouatta
Estrada Geral Santo Antonio
Treviso SC - 88862-000
(48)98806-3454 e 99841-5372 (whats) rotasdoaguai@gmail.com